sexta-feira, 27 de junho de 2008

Zatoo

Esta P2PTV com foco em canais europeus distribui conteúdo licenciado, com base nas leis dos direitos digitais. Desenvolvida em Michigan, nos Estados Unidos, seus primeiros testes foram na época da Copa do Mundo de 2006, na Suíça, mas já se encontra disponível em outros países, como a Dinamarca, Espanha, Reino Unido e França, dentre outros, contando com 82 canais em sua programação.

O objetivo inicial é promover sua expansão em solo europeu, para só então avançar para países da América, como Canadá e Estados Unidos.

Uma característica interessante é a possibilidade de disponibilizar conteúdos específicos de acordo com a audiência, que é identificada pelo endereço IP, o que, por exemplo, impede os espanhóis de assistir canais ingleses. Mas calma, não é uma restrição absoluta, basta usar um open proxy (anônimo), para que o usuário tenha todos os canais à sua disposição. Esta iniciativa serve apenas para evitar confusões com os usuários que recebem canais em línguas estrangeiras e têm dificuldade para acessar o conteúdo de seu país.

Algo que seria proibitivo em sua implementação por aqui, mas na Europa e na América do Norte não traria tantos problemas é a questão da largura da banda, que deve ser de 500 kbits/s por parte do usuário, no mínimo.

Mais informações estão disponíveis aqui.

Nenhum comentário: