domingo, 8 de junho de 2008

Tv digital e interativa, revolução na comunicação humana

A resistência a novas tecnologias de comunicação
Muitos teóricos de comunicação, trancados em suas teorias de crítica ao desenvolvimento dos meios de comunicação, resistem em perceber os benefícios que as tecnologias interativas trarão para o desenvolvimento da sociedade. Mas esse é um comportamento natural de resistência a mudanças significativas no processos estabelecidos.
O advento de novos meios de comunicação causam tanta discussão pois lidam com a transmissão de conhecimentos, e a civilização humana evolui através da interação simbólica:
As grandes etapas evolutivas da humanidade surgem no momento em que se remodela o fundamental da vida humana: a comunicação. A cada novo processo de comunicação, tudo se renova no seio da sociedade, inclusive a própria vida do homem. (Peruzzolo, 1994, p. 15)
A sociedade de hoje vivencia outra revolução na comunicação humana. E mais uma vez, essa revolução vem produzida por inovações tecnológicas. Busca-se agora aproximar os meios de comunicação de massa da comunicação interpessoal. Isto pode parecer um paradoxo, mas as tecnologias interativas prometem condições que farão a comunicação massiva assemelhar-se cada vez mais a um diálogo ou discussão, onde todos os participantes terão o direito e a possibilidade de interferir no processo de produção de conteúdos. De receptor, passa-se a emissor. O passivo, torna-se agente. E a discussão das informações ocorre concomitante ao desenvolvimento dos fatos em debate.

Escolhi esta texto porque trata exatamente o que o nosso grupo discutiu. A era digital na Tv visto como interatividade e a busca de uma comunicação massa pararela a comunicação interpessoal.
Exemplos dessa revolução da comunicação é o You Tube.

Alex Fernando Teixeira Primo, Luciana Moura ,Gilca Silveira, Laurelise Alves dos Santos
http://usr.psico.ufrgs.br/~aprimo/pb/tv.htm

Viviane Oliveira
Formas e Linguagem da TV Digital

Nenhum comentário: