sexta-feira, 27 de junho de 2008

Veoh

Esta companhia norte-americana é dona de uma IPTV que disponibiliza conteúdo de grandes estúdios (CBS, TVGuide e Billboard dentre eles), gerado pelos usuários e também produções independentes.

Há duas opções: Uma é, pelo site Veoh.com, assistir os vídeos pela web, com algumas semelhanças com o YouTube, mas as vantagens de além de disponibilizar maior quantidade de conteúdo televisivo permitir que os usuários assistam a episódios de até trinta minutos de duração de um determinado programa. O conteúdo pode ser produzido por ele mesmo ou por um estúdio.

A outra forma é pelo VeohTV beta, um software P2P, assistir em alta qualidade e utilizar até um controle remoto, com um conceito similar ao de um DVR (DigitalVideo Recorder). Vídeos de qualquer site podem ser baixados e salvos, e o usuário tem acesso a RSS de estúdios ou canais, podendo receber novos conteúdos diretamente através do player.

O Veoh conta com uma ferramenta de sugestões para auxiliar a encontrar os conteúdos de interesse, baseada no comportamento (vídeos assistidos, notas conferidas e downloads) do indivíduo. O sistema aprende e oferece ao usuário uma programação que seja similar à que ele tem buscado.

Uma polêmica foi gerada pelo fato do Veoh apagar os vídeos do HD (Hard Disk) do usuário caso detecte que os direitos autorais foram infringidos pelo site em que o vídeo se encontrava. O usuário não é consultado, tampouco exerce qualquer controle neste caso.

Este serviço encontra-se disponível em 33 países, mas não é possível acessá-lo para aqueles que contam com proxy anônimo. Recentemente o Veoh tornou-se indisponível em alguns países, como no Brasil (que teve seus usuários bloqueados), por contenção de despesas, já que a empresa optou por dar maior atenção aos países que têm altos índices de audiência e justificam os gastos com manutenção e banda.

Aqui vocês podem ver mais algumas informações e possibilidades oferecidas pelo sistema, em uma outra análise.

Nenhum comentário: