terça-feira, 24 de junho de 2008

Games exclusivos

Fãs de 'Super Mario' fazem seus próprios games na web.



Programas utilizam elementos do famoso game para criar fases exóticas.
Na modalidade 'autoplay', herói enfrenta os inimigos sem a ajuda do jogador.
Um dos jogos mais populares do mundo é também fonte de inspiração para a comunidade de jogadores e programadores na internet.

"Super Mario world", lançado em 1990 para o SNES durante a clássica era dos 16 bits, ainda sobrevive graças a ferramentas de programação que permitem usar os cascos de tartaruga, as moedas de ouro e o canos verdes para criar algo diferente.

O resultado, como mostram vídeos no YouTube e discussões entre especialistas em fóruns de discussão, é surpreendente. "É como brincar de Lego", resume o canadense de 16 anos identificado por Dagx. "Você já tem um objeto grande e bem produzido que é composto de centenas de pequenos pedaços. O que você faz é pegar todas essas peças, acrescentar algumas outras e criar algo com a sua cara", explica ele, que desde os 13 cria suas próprias fases de "Super Mario".

No YouTube Dagx tem uma pequena coleção das fases que criou. Em "Pandemonium fortress: sombre", que ele considera um dos mais difíceis de jogar, Mario enfrenta inimigos em um castelo às escuras, contando com a ajuda ocasional de um globo de luz.

Profissão de fé


O G1 entrevistou membros da comunidade de programadores "SMW Central", dedicada à modificação das variadas versões de "Super Mario". Eles são programadores, geralmente com conhecimentos avançados (hackers), que utilizam diversos programas gratuitos disponíveis na internet para reconstruir o jogo e criar suas próprias fases.

Na comunidade eles trocam informações sobre a atividade e compartilham o conteúdo criado entre eles. Um sistema de avaliação e comentários serve para criar um ranking com as produções mais populares.

"Comecei a desenhar fases no papel cerca de 10 anos atrás, quando joguei 'Super Mario world' pela primeira vez", conta o hacker S.N.N. Ele diz que uma boa modificação de "Super Mario" pode levar de 9 meses até alguns anos para ficar pronta. E, para fazer sucesso na internet, a invenção deve ter "algo único".

"Algo que se destaque entre as fases que já foram criadas. O design é a principal prioridade, é a primeira coisa que as pessoas analisam. Mesmo se a fase tiver um belo visual, as pessoas não vão gostar se não perceberem o esforço daquilo para ser especial", explica. Winston, norte-americano de 14 anos, diz que a atividade é divertida e desafiadora ao mesmo tempo. "A maior parte das pessoas é chamada de 'noob' (gíria que designa novato em alguma área na internet) quando começa a hackear os jogos. No começo é impressionante. Quando você começa, não quer mais parar", diz.

Leia a matéria no G1.

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