quarta-feira, 18 de junho de 2008

PUBLICIDADE FINANCIA A TV DIGITAL VIA INTERNET

Hulu.com disponibiliza, gratuitamente e em alta definição, centenas de séries de TV e filmes recém-saídos do cinema



Após meses de testes, a News Corp e NBC Universal lançaram oficialmente, em março de 2008, o site Hulu.com, um serviço de televisão via Internet, o qual disponibiliza episódios completos de séries de TV como “Os Simpsons”, e blockbusters recentes, como “Gângster” e Duro de Matar 4.0 (Live Free or Die Hard). O acesso é livre, sem qualquer custo para o usuário.

Ao contrário dos canais de televisão que já transmitem ao vivo pela Internet, no Hulu.com a programação é sob demanda, o que significa que o usuário tem a opção de navegar, por ordem alfabética ou filtrando as suas buscas por canal, produtora de cinema ou gênero da atração, através do catálogo disponível no site. Também é possível criar trilhas (playlists) com o que se quer assistir, montando a sua própria grade de programação. Desta forma, não é preciso copiar o filme ou programa de TV para o computador, basta assistí-lo em transmissão direta, através de uma conexão fixa de banda larga ou por sistemas de telefonia móvel do tipo 3G. Como um “pós-You Tube”, com qualidade superior de imagem e sem eventuais violações de copyrights.

Novos formatos, soluções tradicionais

Como o Hulu.com oferece qualidade diferenciada de vídeo (alguns shows estão disponíveis em tela cheia, no formato H.264, o mesmo usado nos discos Blu-Ray e HD-DVD), os custos de transmissão e manutenção online são elevados. Para reverter o problema, a solução encontrada pela Hulu LLC, empresa responsável pela operação do serviço, foi prosaica: lucrar, como em um canal de TV tradicional, com os anunciantes, que patrocinam cada show, filme ou programa assistido no Hulu.com.


A principal diferença para a TV tradicional é que no Hulu.com o anunciante se vincula exclusivamente ao produto artístico que patrocina, sem dividir espaço com competidores, mantendo tal exclusividade mesmo em caso de reprises e acessos múltiplos. Para os espectadores, o principal ganho é a liberdade de assistir às suas atrações favoritas na hora desejada, com intervalos comerciais mais breves (3 segundos).

A Hulu LLC acredita ainda, em uma nova vantagem: o marketing afetivo gerado pelo patrocínio exclusivo de um determinado anunciante ao programa ou filme favorito do usuário.



Para assistir ao Hulu.com, basta um computador com sistema operacional da plataforma Windows, Mac ou Linux, além de conexão rápida à Internet ou um celular compatível com aplicativos em flash.



Por enquanto, o serviço só está disponível para os Estados Unidos, território continental (excluindo Havaí e Alasca), como uma forma de preservar os canais de televisão internacionais que compram os direitos de retransmissão das obras originalmente vinculadas nos EUA. No entanto, há diversos blogs de tecnologia e fóruns de discussão que ensinam maneiras de driblar o bloqueio imposto pelo Hulu.com. Para desgosto dos seus administradores e alegria dos seus anunciantes, que vêem neste movimento uma oportunidade de alcançar um mercado consumidor global, economicamente ativo e receptivo à tecnologia.

Fontes:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL161995-6174,00.html
http://blog.hulu.com/
http://updateordie.com/updates/tecnologia/2008/03/hulucom-no-brasil/

Nenhum comentário: