No dia 01 de abril de 2008 - um período tradicional de resgate da destruição da realidade (a verdade?), através do confronto com a ficção (a mentira?) -, o blog Meio Bit publicou uma matéria sobre o lançamento, pela China, de uma ferramenta de busca, que seria 10x mais eficiente que o Google. A idéia seria unir o resultado de um browser de busca com a qualidade de uma lista manual. Funcionaria da seguinte maneira: milhares de pessoas contratadas iriam visualizar o termo consultado, em seguida cada um tentaria lembrar se conhecem algum site que se encaixa naquela consulta, então digitaria a URL do site e o sistema gerenciador somaria os votos. A URL vencedora é repassada para o usuário.
Ou seja, uma simples mentira ou uma brincadeira sobre a idéia utópica do buscador ideal: algo que combine a abrangência de uma ferramenta potente de browser com o conhecimento tácito que está presente nos resultados de pesquisas feitas pessoalmente. No entanto, o que este artigo demonstra é o quanto o universo on-line ainda é um espaço tão desconhecido, incógnito, passível de experiências e, por isso mesmo, ainda contendo uma certa ingenuidade e irresponsabilidade na análise do conteúdo de notícias.
Fora a data, fora os comentários abaixo da notícia veiculada, não há nada que diga explicitamente, claramente, que ali está uma matéria falsa, visando uma brincadeira de 1º de abril. O problema é que se um site se propõe a veicular matérias, deve haver um mínimo de preocupação com este tipo de colocação, pois ele põe em risco não apenas a credibilidade do conteúdo do próprio site, mas também da internet como um todo.
O Jornalismo já passou (ainda passa?) por isso no passado. Agora, com uma nova mídia dando espaço para a Comunicação Social como um todo, deveríamos ao menos atentar para não trilhar os mesmos caminhos errados já percorridos. Ou ao menos achar um atalho que não coloque em risco a qualidade do que se lê!
terça-feira, 17 de junho de 2008
Credibilidade no Jornalismo On-line
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Sheila Cabral
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