sexta-feira, 27 de junho de 2008

Babelgum

Uma plataforma de internet que oferece TV interativa de boa qualidade, mas ainda baseada no modelo de negócios em que é custeada pela publicidade. Também nesta P2PTV, desenvolvida com intenções de ser um software interativo para distribuição de programas, o conteúdo é grátis, sob demanda, adequado às exigências do público, numa tentativa de combinar a qualidade da TV tradicional, com características possibilitadas pela internet (como a afamada interatividade).

Ainda em fase de testes beta, um diferencial da Babelgum é utilizar conteúdo produzido por profissionais, e não pelos usuários. Ela oferece o conteúdo televisivo tradicional e outras programações, segmentadas por nicho, para servir à “Cauda Longa dos interesses do público”, proporcionando visibilidade às produções independentes que não seriam distribuídas pelos meios convencionais. Na segmentação, há canais temáticos de Notícias, Esportes, Animação, dentre outros, além de canais de marcas estruturados por meio de acordos de licenciatura. O usuário pode selecionar conteúdos para criar um canal próprio, customizado, e o Babelgum encoraja-os a atribuírem notas aos programas, como forma de auxiliar na criação de uma “programação inteligente”, com a publicidade voltada para os interesses individuais dos usuários, que são monitorados.

Nesta iniciativa, porém, o modelo de negócios ainda é baseado na verba publicitária, como já mencionei acima, mas os anúncios não interrompem a programação. Deve-se levar em consideração que a plataforma ainda está em fase de testes, assim como as propagandas.

Encontrei um site em português que tem imagens e uma breve explicação, está aqui.

E há estes dois que também que fazem uma análise da plataforma, um pouco mais aprofundado e também com imagens. Ambos fazem uma comparação com o Joost, abordado em outro post.

Nenhum comentário: