Oi, pessoal! Encontrei estes dois textos sobre a publicidade no Google e achei interessantes. O primeiro fala brevemente sobre o fenômeno da publicidade no site em questão por meio dos buscadores, e parte para uma crítica referente à maneira como essa publicidade é paga. Discute-se a autonomia de quem veicula algum anúncio no Google, já que toda a publicidade é mensurada pela quantidade de cliques, que por sua vez, é controlada pelo próprio Google. Já o segundo texto fala sobre a possibilidade de o Google expandir sua rede de publicidade para além da mídia digital. Espero que gostem.
Camila F. Souza
Google e a publicidade on-line
Como Google gerencia os anúncios e estimula o anunciante a mudar seu anúncio se este não tem clientes.
Imagine que você contrata um cartaz de publicidade com uma agência de publicidade (das tradicionais) e que ao fim de alguns dias esta lhe chama dizendo "comprovamos que seu aviso não funciona e que não recebe clientes, lhe recomendamos que mude o conteúdo do mesmo ou o mudaremos nós mesmos, se não mudar o conteúdo do aviso, este será cancelado e deixará de ganhar dinheiro". Você pensaria que estaria sonhando, não é? Pois Google funciona assim ou quase. Por exemplo, se deseja vender camisas, Google lhe permite colocar um aviso de tal maneira que cada vez que uma pessoa escreva no buscador geral algo relacionado com camisas, por exemplo "camisas de frio" apareça seu aviso a um custo da relação de resultados gerais. Você deve especificar as palavras-chaves mediante as quais deseja que seu aviso seja publicado. Google cobra por cada clique que façam os usuários sobre seu aviso e você pode especificar o valor máximo de dinheiro que está disposto a gastar por dia em quantidade de cliques. Google cobra 5 euros para ativar uma conta e pelos cliques que façam sobre seu aviso . A ganância de Google provém dos cliques sobre seu aviso e, portanto lhe interessará que seu aviso seja efetivo por isso se detecta que o mesmo não teve uma quantidade de cliques suficientes, lhe indicará que mude o aviso, já seja modificando o conteúdo do mesmo ou as palavras-chaves. Se não fizer, o aviso será cancelado e se mudar de palavras-chaves muitas vezes e não obtiver resultados deverá pagar uma pequena taxa extra que é uma maneira elegante de dizer: "Para que você anuncia aqui? Está gastando seu dinheiro e não dá resultado!". Os publicitários sempre disseram que o importante são os resultados, mas nunca ao ponto de só cobrar se estes se obtém. Google age como um "sócio" do anunciante e esclarece que deseja anunciar sites relevantes que serão os que tenham os números de cliques adequados. As táticas tradicionais de publicidade em linha (banners ou cobrar por mostrar um aviso ,etc) não deram o resultado esperado (o qual é relativo) e afastaram a muitos anunciantes. Então, foi planejado este novo tipo que na verdade parece mais sincero.
Para ler este texto na íntegra acesse:
http://www.criarweb.com/artigos/624.php
O futuro da comunicação? Google quer que seja dele
28 de maio de 2008, 20:30
Em um futuro não muito distante, os profissionais de propaganda poderão ter no Google a opção predominante para criar campanhas de sucesso, não importa se em jornais, TV ou até outdoors. Você concorda?
Por Felipe Morais
Anunciantes e agências hoje possuem uma gama extensa de mídias (TV, rádio, outdoor, web, revistas…) representados por diversos veículos, separados por editoras, sites, emissoras e exibidoras de mídia. Os profissionais de mídia têm diversos números para analisar, veículos e executivos para negociar, custos, análises de custo por mídia, custo por um, GRPs e TRPs, sempre com o objetivo de fazer “mais por menos”, ou seja, mais impactos por menos dinheiro do anunciante.
No futuro – e não muito distante – os profissionais poderão olhar apenas para uma empresa e ter a certeza de que a sua campanha será um sucesso: para o Google, especificamente.
Veículos vão se adaptar ao sistema do gigante da web e tê-lo como um “parceiro necessário”.
Não é de hoje que aponto em meu blog que o Google tende a ser o grande centralizador da mídia online. Links patrocinados hoje representam apenas uma das inúmeras ferramentas da empresa. Amanhã este tipo de anúncio será apenas mais um dos recursos para as campanhas dos anunciantes impactarem o consumidor onde quer que ele esteja.
Diariamente temos notícias de quanto o Google está se movimentando. Seja comprando uma empresa de marketing digital como a Doubleclick, lançando novas ferramentas ou se preparando para ser uma empresa que comercializa mídia em jornais, rádio e TV. Ou ainda uma nova investida: a comercialização de um outdoor diferente, que conectado à internet exibiria anúncios de lojas locais.
A venda de espaço para os varejistas seria feita através da internet - seguindo o mesmo modelo que hoje o Google oferece a quem anuncia nos sites do serviço Adsense, o que demonstra a clara idéia do Google em expandir sua receita publicitária para além da internet.
A empresa já prepara também investimentos em outras mídias digitais como mobile marketing e games. As redes sociais que possuem – Orkut e YouTube - estão começando agora a comercializar publicidade, mas ainda com os links. O YouTube já tem canal patrocinado onde o anunciante pode colocar seu comercial de TV na home do site. Espera-se em breve novas formas de propaganda em toda a rede Google.
Com todas essas aquisições e investidas em áreas fora do digital, volto a afirmar o futuro da comunicação está cada vez mais fácil, alinhando aos conceitos de segmentação, regionalização e mercado de nichos. Bastará aos profissionais de mídia avaliarem sua verba e praça e ver quais ferramentas do Google se adequam à marca do seu cliente. Depois é negociar com o Google os famosos descontos e analisar os resultados - claro que com as métricas do Google, como o Google Analytics
Texto retirado de:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/05/28/o-futuro-da-comunicacao-google-quer-que-seja-dele/
quinta-feira, 26 de junho de 2008
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