É pessoal, parece que o Google vai mesmo dominar o mundo! Depois que a publicidade passou a usar o Google Maps para vender carro, agora o jornalismo online utiliza o serviço de mapas virtuais do Google para evitar que leitores sejam queimados!Brincadeiras às parte, estou me referindo ao episódio que aconteceu no ano passado, na Califórnia. O estado que fica na costa oeste dos Estados Unidos foi devastado por uma série de incêndios causados pela forte onda de calor e ventos fortes em uma região muito seca. 950 mil pessoas ficaram desabrigadas e até astros de Hollywood como o diretor de Titanic James Cameron e o ator e diretor Sean Penn tiveram que abandonar suas mansões. Foi o desastre natural mais grave enfrentado pelo governo americano desde as inundações de Nova Orleans provocadas pelo furacão Katrina, dois anos antes.
O Los Angeles Times, um dos mais importantes jornais do país, utilizou a ferramenta Google Maps para mostrar ao internauta onde exatamente estavam concentrados os focos de incêndio. Com o objetivo de complementar a cobertura noticiosa, a estratégia ajudava ao leitor a ter a noção exata do local atingido pelo fogo além de ter acesso a informações complementares detalhadas. No gráfico (veja figura acima), ícones de chamas verdes representam fogos contidos, enquanto ícones vermelhos representam áreas ainda em chamas. Ao clicar em um dos símbolos, o usuário tem acesso a um balão de informações como a hora do início do incêndio no local, número de bombeiros envolvidos no combate ao fogo, extensão do incêndio e últimas notícias.
Acesse aqui o mapa virtual do Los Angeles Times.
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