quarta-feira, 14 de maio de 2008

Tv na internet sem placa de captura

Olá turma,

Bom não é uma coisa que pareça estraordinaria mas de fato é algo que faz diferença se comparado aos meios de transmissão da tv aberta no Brasil. Sabemos que para assitir tv no computador é preciso algum tipo de manobra técnica, placa de captura de sinal, usb específico de tv digital (para os estados que já possuem), decoder e etc.

Mas uma manobra interna na emissora pode por tudo isso a perder. A Tv pública fez um link entre o sinal de exibição normal e a internet, com um delay de apenas 8 segundos (similar a Sky)e é possivel de ser visto com o media player comum dos Windows mais atuais. A TV Brasil pode ser vista de qualquer lugar caso você tenha acesso a internet. Basta acessar http://www.tvbrasil.org.br/ e ver já na página principal TODA a programação ao vivo, a cores, igualzinho na tv. ( salvo a qualidade de audio e vídeo exibidos no sinal para internet )

Isso inclui "fashs" do jornalismo, programas AO VIVO, debates e etc. O programa Sem Censura tem recebido e-mail de pessoas no Amazonas, Amapá onde o sinal da rede não é muito bom e agora os telespectadores optaram por assistir pela internet. Outra curiosidade são estrangeiros em diversos países assistindo tv brasileira de graça, sem pagar canal a cabo, antena especifica ou coisas do tipo. ( nossos filmes nacionais estão rodando por ai ). Isso mostra a mudança de comportamento do telespectador em preferencia entre tv e computador e em alcance da emissora.

Ainda não tinha parado para pensar nisso, olho para o conversor de sinal todo dia e hoje achei de extrema importancia. Fica a dica e o exemplo de TV na internet. Lembrando que escrevo aqui televisão ainda com o significado de programação, continuidade e não apenas a opção aleatoria de vídeos em arquivo. Refiro-me a programação ao vivo, a televisão sem video tape, com plantões e mudanças no roteiro.

3 comentários:

Melissa Cruz disse...

Vejo a tv aberta na internet como um remake de massa mais sofisticado. A idéia não é a mesma de espaços como you tube entre outros onde você opta pelo que assiste e sim acompanha a programação da emissora. Um fato positivo é ver os flahes ou plantões do jornalismo ao vivo, o que ainda não vi em outro site de emissora brasileira. Mas parece que a empresa foca na programação fragmentada também. Há um banco de vídeos, pequeno e recente com o mesmo formato de arquivo de imagens que outros sites vem praticando.

Anônimo disse...

O interessante mesmo é que esse é um caminho muito novo. E, embora não seja grande coisa, você já tem esboços do que vai ser a tvdi.
Agora, o complicado foi o que melissa disse...

A idéia não é a mesma de espaços como you tube entre outros onde você opta pelo que assiste e sim acompanha a programação da emissora.

E essa parte é complicada. A tvdi nao é ansiosamente esperada SÓ porque é HD, mas, principalmente, porque permite ter a tal interatividade...O modelo analógico já está capenga e só transferir o conteúdo do analógico para online nao adianta de muita coisa...trocar seis por meia dúzia.

Melissa Cruz disse...

Exatamente, mas porque então se a internet já existe a tanto tempo nenhuma emissora se interessar na transmissão? Acredito que sejam motivos comerciais, mas não deixa de ser importante. Em caso de uma pane de luz um laptop funciona a bateria e ainda sim haverá quem assista a programação da televisão pelo computador.
Não podemos ser refens de um formato de exibição mesmo que o que se exiba seja unilateral.