PUBLICIDADE
Retirei o texto abaixo do link http://propagandainterativa.blogspot.com/2006/01/bmw-films-2001-2002.html
Infelizmente, o filme que consta nesse endereço não esta mais disponivel!
"BMW Films (2001, 2002) Aqui foi onde tudo começou... Sei que é impossível afirmar alguma coisa com precisão quando se fala de Internet, mas nesse caso temos uma excessão. A BMW foi uma das primeiras marcas - se não a primeira - a entender e trabalhar propaganda na internet como um conceito interativo, diferente de tudo que se fazia na época em que essa campanha foi lançada. A idéia que muitas empresas hoje utilizam de "fazer um filme exclusivo para a internet" surgiu aqui. Em 2000 a BMW teve a chance de fazer algo diferente com o lançamento de um novo carro. Esse novo produto era destinado ao público do crescente mercado de veículos de alto luxo. A BMW sabia que seu consumidor médio tinha 46 anos de idade, uma média de rendimento de 150.000 dólares ao ano e dois terços deles eram homens, casados e sem filhos. Entre as centenas de informações sobre seu público-alvo, uma estatística interessante apareceu: 85% de seus compradores usavam a Internet antes de finalizar a compra de um carro da marca. Liderados por Jim McDowell, VP de marketing da BMW para América do Norte, a BMW embarcou na oportunidade de desenvolver um conceito nada tradicional para mostrar a seus consumidores o que faz da BMW uma BWM. A empresa chamou sua agência de propaganda - a americana Fallon Interactive - que, combinando as idéias de produção de uma série de curta-metragens e a vontade de usar a Internet em uma campanha de propaganda, sugeriu a realização de 8 filmes curtos e exclusivos para Internet, todos seguindo uma mesma estrutura, onde um personagem principal ajudava pessoas que passavam por circunstâncias difícieis usando técnicas "arrojadas" de direção a bordo de um BMW. Surgia o projeto BMW Films. Junto com a agência, a BMW selecionou uma lista de grandes diretores de Hollywood como David Fincher, Ridley and Tony Scott, além de John Frankenheimer, Ang Lee, Wong Kar-Wai, Guy Ritchie, Alejandro González Iñárritu, John Woo e Joe Carnahan. Cada diretor teve liberdade e controle criativo sobre o conteúdo e direção para fazer o que quisessem nos filmes, algo que eles poucas vezes encontraram em Hollywood, e algo que a BMW também não permitiria se a encomenda fosse uma campanha tradicional. Resultado: o carro virou a estrela de todos os filmes. A estréia dos dois primieros filmes foi no início de 2001 e o terceiro filme estreiou no Festival de Cannes em maio de 2001, com enorme sucesso. Com suporte de anúncios de TV, impressos e propaganda on-line, a campanha promocional foi desenhada explícitamente para levar os consumidores ao site da BMW para uma experiência de entretenimento não encontrado em nenhum outro lugar. Depois de um pequeno cadastro, os usuários podia assistir os filmes por streaming ou fazer o download dos filmes. O que chama muito minha atenção é que uma estratégia nesse projeto que passa sempre desapercebida quando alguém comenta sobre o case é um player próprio que foi desenvolvido para auxiliar os internautas a assistirem e baixarem os vídeos. Além dessa função, o software trazia informações técnicas e fotos de cada carro utilizado nos filmes, fazendo uma interação perfieta entre produto e meio de comunicação. Imaginem filmes de 70, 80, 100 MB transmitidos pela web em 2001... Mesmo direcionado para o público dos Estados Unidos isso era demais na época. Como os filmes eram lançados aos poucos, isso criou uma imensa sensação de viralidade para a novidade que, aliado a um trabalho marcante de RP, colocou os filmes na boca - e monitores - dos internautas no mundo inteiro. "
sábado, 17 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário