terça-feira, 13 de maio de 2008

Sites de Notícias buscam o Twitter para garantir a agilidade da informação

Alguns sites estão começando a utilizar o Twitter, a ferramenta de microblogging, para reportar informações in loco, direto da rua. Como exemplos podemos citar a emissora de TV WCNC, da Carolina do Norte, nos EUA, que já começou a utilizar a ferramenta para que seus repórteres e âncoras publiquem, direto da rua, informações sobre as primárias eleitorais.
Veja como ficou a página com a cobertura ao vivo via Twitter. A dinâmica lembra a de uma rádio. A interface é simples, mas trabalhando um pouco dá para fazer algo interessante. O bom é que qualquer pessoa pode acompanhar a cobertura, mesmo que esteja fora do Twitter.


Outro site que está seguindo a mesma tendência é o IndyStar, site de notícias do estado de Indiana, nos EUA, que está utilizando o Twitter para que seus repórteres enviem informações e comentários rápidos direto da rua.
As atualizações vão aparecendo em uma das homes do site, em “News & Notes”, como uma espécie de livestreaming.

Ambos são sites de notícias que fogem da redundante utilização do Twitter como uma espécie de RSS.

Os sites daqui do Brasil bem que poderiam aproveitar esta idéia na cobertura das eleições municipais, utilizando não só os feeds dos repórteres pelo Twitter (tornando a notícia mais ágil e istântanea) como também acrescentar nas matérias informações vindas por colaboradores, principalmente a colaboração via sms. Neste ano cerca de 5500 cidades brasileiras terão eleições. Uma das maneiras para ampliar a geração de conteúdo seria mesclando informações dos repórteres com o conteúdo colaborativo feitos pelos leitores.

A rede americana CBS, que lançou recentemente o CBS Imobile, percebeu que as contribuições mais marcantes são feitas via celular. Um exemplo foi em abril de 2007, quando houve o massacre na Universidade de Virgínia, onde um aluno gravou através do celular o momento do tiroteio.

Especialistas em internet e novas tecnologias de comunicação acreditam que a barreira entre online e celular será diminuída e até quebrada, especialmente se a Google ganhar uma licença de telecom.

Esse tema que coloquei em discussão está no blog http://www.tiagodoria.ig.com.br/. E vocês, o que acham do uso do twitter e de outras redes sociais nos sites de notícias?

Nenhum comentário: